quarta-feira, 23 de março de 2011

Gurupi terá casa de recuperação de drogados; crack entra nos lares e destrói famílias, diz missonário

Foto: Wesley Silas/Atitude Tocantins
Missionário Paulo César: “Hoje nós estamos cuidando de 40 pessoas todas viciadas em crack, heroína e cachaça"
Os problemas das drogas no Brasil, principalmente o crack, fez com que o governo Federal promovesse um dos maiores estudos estatísticos por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da universidade americana de Princeton, para que seja feito um plano de enfrentamento nacional contra o crack.

Enquanto esses estudos acontecem, a Casa de Recuperação Maanaim, dirigida pelo missionário Paulo César Justino da Costa criou uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) para atender pessoas viciadas em drogas em Gurupi.

“O crack está entrando nos lares e destruindo a unidade da família dos gurupienses. A Vila São José, o Santa Rita, o Alto dos Buritis e no Parque das Acácias são bairros que você ver muitas pessoas viciadas no crack, na cocaína, na heroína e na maconha. Você ver também que existem muitas pessoas no Mercado Municipal jogadas no chão. Deus tem chamado essas pessoas porque elas são as excluídas da sociedade”, disse o missionário que apesar de ser cego dedica a sua vida para ajudar as pessoas por meio de orações e ensinamentos bíblicos.

“A cachaça é um dos piores vícios que existem. Eu vou lá [lugar onde se reúne pessoas viciadas em álcool no Mercado Municipal] e bebo uma e depois volto para o meu canto. Olhe para as minhas mãos eu sou trabalhador. Eu trabalho em uma fazenda e quando chego na cidade venho para cá beber com essa gente”, disse, muito emocionado, um senhor de aproximadamente 60 anos que frequenta o mercado Municipal de Gurupi.

Para o missionário, seu ministério é voltado para a recuperação de pessoas drogadas, mendigos e excluídos da sociedade que hoje, segundo a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), um dos principais problemas para o enfrentamento são locais para tratamento dos usuários. “Hoje nós estamos cuidando de 40 pessoas todas viciadas em crack, heroína e cachaça. Nós conseguimos uma área rural no Vale Verde com seis hectares e vamos trabalhar agora para construir a estrutura. Já abrimos o um Posto Artesiano, organizamos toda documentação para que possamos está dentro do propósito de Deus. Porque a gente tem que fazer tudo correto dentro da legalidade e dentro da Lei para Deus abençoar”, disse.

Parceria
O missionário disse que instituições como a Igrejas, Unirg, UFT, Funai, Funasa, Câmara Municipal, Sabrae, Enerpeixe, Prefeitura e Câmara Municipal serão procurados para fazer parceria, sendo que alguns destes órgãos já se manifestaram interesse para promover uma parceria.

“Estamos com a documentação toda pronta para procurar esses órgãos. Também ficou combinado com o governador Siqueira Campos para que quando terminássemos toda a documentação nós agendássemos uma audiência com o ele. Ele deixou a Goiaciara Cruz incumbida de levar a diretoria da Imanaim até ele”. Conforme antecipou o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Barros, ele irá destinar R$ 20 mil para a casa por meio de uma emenda parlamentar e, se cada vereador doar a mesma quantia para casa ela poderá ser fortalecida com R$ 200 mil, o que daria uma grande contribuição para a sua instalação.

Ainda de acordo com o missionário a casa vai ser ajudada pelas 75 Igrejas Evangélica situadas em Gurupi e que além de ajuda espiritual a casa terá ajuda de profissionais que atuam na área de saúde. “A casa vai ser ajudada por todas as igrejas e pastores de toda a região que quiserem trabalhar o espiritual. Porque vai ser usada a palavra de Deus para libertar, porque só a Palavra de Deus liberta. Vai também ter médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas que vão nos ajudar nessa parceria. É tudo voluntário, sem fins lucrativos. As pessoas vão para lá somente com a pasta de dente e escova e, se não tiver nem pasta de dente e escova, a gente vai doar”, disse.

Uma grande contribuição será a parceria com o Campus da Universidade Federal de Gurupi (UFT) para auxiliar a terapia ocupacional. “O pessoal da UFT vai fazer parceria conosco para implantar hortaliças e mudas de flores. Vamos começar com oito pessoas porque só temos uma casinha pequena e vamos construir quatro quartos. Estamos só esperando a chuva parar para iniciarmos o trabalho. Porque hoje não existem somente pobres viciados em crack. Existem filhos de promotores, de empresários, de juízes e médicos. Tem gente grande que você não pode nem imaginar”, concluiu.

Doações
As doações para a Casa de Recuperação Resgatando Vidas Naanaim podem ser abatidas no Imposto de Renda e todos os gastos serão publicados para que, com isso, tenha total transparência. A Casa fica localizada na Avenida Guanabara, entre as Ruas 3 e 4, nº 968. Telefone: (63) 3315-2398

Nenhum comentário:

Postar um comentário