domingo, 22 de janeiro de 2012

Tocantins é o 5º Estado com maior crescimento de milionários, diz Veja

O Tocantins é o estado da região Norte com o maior crescimento de milionários, e aparece em quinto lugar, com 46%, entre os nove estados do País. As informações foram divulgadas em uma reportagem especial da revista Veja. De acordo com o periódico, em primeiro lugar, com 76%, vem o estado de Santa Catarina, seguido de Alagoas e Espírito Santo, ambos com 61%, Rio Grande do Norte (55%), Mato Grosso do Sul (41%), Mato Grosso (39%), Rondônia (33%) e Goiás (31%).

Segundo a reportagem de Veja, os novos milionários brasileiros não têm vergonha de ser ricos porque pagam seus impostos, trabalham com honestidade e geram empregos de qualidade.

No entanto, para o economista palmense Tadeu Zerbini o fato de o Tocantins ser um estado novo e ainda estar se consolidando, o desemprego persiste devido à “mortalidade” de um grande número de micro e pequenas empresas. “Estas empresas não conseguem manter os empregos que oferecem porque a mortalidade entre elas é muita alta”, justificou o economista.

Ainda de acordo com ele, a pesquisa mostra que o desemprego também pode surgir pela falta de qualificação. “A pesquisa foi realizada em 2010, com isto podemos perguntar quantos servidores foram exorados naquele ano? O próprio estado fez com que o número de desempregado aumentasse. A maioria das pessoas que deixaram de trabalhar são as que têm somente o segundo grau. Não somente os empresários, em particular, mas o estado precisa se preocupar também com a qualificação da população economicamente ativa”, enfatizou.

Milionários
Pela pesquisa, enquadra-se na definição clássica de milionário aquele que possui mais de R$ 1 milhão de dólares, o equivalente a R$ 1,8 milhões em bens e ativos com liquidez, isto é, que podem, rapidamente, ser vendidos e transformados em dinheiro. Foram excluídos deste cálculo o imóvel que a pessoa mora, dois de seus carros e seus rendimentos fixos mensais.

Quanto aos novos milionários, Zerbini disse que a centralização do capital fica na mão de poucos. “Seguindo a linha de pequenas empresas, os bancos só financiam em longo prazo pessoas que tenham patrimônio. O rico sempre vai ficar mais rico e o pobre continuará não tendo vez. A política governamental é de fortalecer o rico para gerar emprego e não estimular os pequenos para que também possam ficar ricos”, enfatizou o economista, destacando que quanto mais patrimônio se tem, mais terá acesso a capital subsidiado pelo governo. "Aqui na Capital alguém possui dez lotes pode ser considerado bilionário”, criticou.

O levantamento - que comparou números da Receita Federal, do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf), Banco Central e das pesquisas da consultoria Merrill Linch - mostra que existem no Brasil 145 mil milionários e que, diariamente, 19 brasileiros juntam-se a este grupo.http://www.portalct.com.br/n/19cd7977c9391c49334f3cd60f6dd11e/tocantins-e-o-5-estado-com-maior-crescimento-de-mi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário