sábado, 12 de novembro de 2011

Começa campanha sobre divisão do Pará

Campanhas pró e contra a divisão do Pará no próximo mês de dezembro, chega nesta sexta-feira em rádios e TV.

O clima do plebiscito sobre a divisão do Pará em três Estados (Carajás, Tapajós e Pará), vai ficar a todo vapor com o início das propagandas na mídia. A votação será no dia 11 de dezembro mas os representantes das frentes admitem que só parte da população está envolvida.

Atingir a população da capital Belém, será o grande desafio para os que defendem o “sim”, ou seja, a divisão do Estado. A última pesquisa de opinião sobre o plebiscito, realizada pelo Vox Populi e divulgada pelo jornal O Liberal em julho, mostra que, em Belém, quase 70% dos moradores eram contrários aos novos Estados enquanto que, fora da capital, a maioria (42%) era contra a separação, 37% eram favoráveis e 22% ainda não sabiam.

José Donizete Cazzolato, geógrafo do Centro de Estudos da Metrópole e autor do livro Novos Estados e a divisão territorial do Brasil, avalia que existe a sensação da perda e o medo da mudança. Segundo ele, a repercussão da possível criação de novos Estados foi negativa em parte da imprensa do Centro-Sul e do próprio Pará, o que pode ter peso na opinião pública. Os argumentos contrários são, em geral, o aumento de despesas e os interesses político e econômico envolvidos na divisão territorial.

Após o plebiscito, num prazo de dois meses contados a partir do resultado da votação, caso ela seja favorável à criação dos novos Estados, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará perguntará a seus membros sobre a medida, e comunicarão em três dias a resposta ao Congresso Nacional.

Os deputados e senadores darão a palavra final sobre a divisão do Pará.

http://www.verdadegospel.com/comeca-nesta-sexta-feira-campanha-sobre-divisao-do-para/

Nenhum comentário:

Postar um comentário